Melhoramento genético de cacaueiros e mudas
- Sitio Girassol
- 17 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de ago.
Sabemos da dificuldade quando se trata de pesquisas para cultura do cacau, especialmente quando se trata de projetos brasileiros. Falta de verba, apoio político, emendas, recuperação da CEPLAC entre tantos outros problemas que nos acompanham. Os desafios, na maior parte das vezes, ficam nas mãos dos próprios produtores.
Foi assim no caso do desenvolvimento da melhor variedade clonal atual, o PS1319. Desenvolvido numa fazenda privada, a Faz. Cantagalo. Também, a falta de pesquisa para determinar qual seria o melhor "porta-enxerto", diferente de como acorre na cultura do citros, uva, goiaba e tantas outras aponta como falta desenvolvimento tecnológico na cacaicultura é visível, apesar de atualmente alguns viveiros no oeste baiano já buscarem algo inovador, nada muda o fato de ser insuficiente.
Perguntas como: Quanto de nutrientes cada espécie transporta?, Quais enfermidades cada espécie é resistente? entre outras questões fazem parte do cotidiano do cacauicultor. Então acabamos, desenvolvendo nossos próprios métodos, na tentativo de melhorarmos nossas lavouras.
Aqui no Sítio Girassol, não é diferente, temos nossos jardins clonais, testes de materiais genéticos, testes com porta-enxertos entre outras atividades relacionadas a manejo, substratos e mudas que com certeza impactam diretamente na produtividade.
Na tentativa de melhorarmos a qualidade de nossas mudas, selecionamos materiais especiais com DAP(Grossura de tronco) interessante e passamos a monitora-los e até cruza-los. O objetivo era trazer mudas com desenvolvimento de DAP elevado, resistentes a antracnose e mal-do-facão. Em meio a estes testes, acabamos nos deparando com a alta %porcentagem de mudas com dupla ou até tripla pivotante(raízes centrais, responsáveis principalmente pela penetração no subsolo e emissão das radicelas, importantíssimas para absorção de água) e agora, boa parte de nossas mudas partem pra campo com esse tipo de característica, além, de um bom desenvolvimento de tronco.

Com toda certeza, apesar de nenhuma validação cientifica, essas mudas demonstram maior tolerância ao stress hídricos e resistência a mal do facão. Já, a antracnose requer um trabalho muito mais aperfeiçoado, pois percebemos, nos últimos anos, a doença se instalando nas partes superiores das plantas, então os enxertos precisam ser resistentes a doença também.
Também gostaríamos de deixar a informação abaixo, do Prof. Doutor da USP Tiago Tezotto que possui diversas pesquisas, onde sinaliza para importância das raízes nas mudas e plantas, deixando claro que:
Textura de solo
Composição de solo
pH
Relação micro-organismos
Fertilidade
Água
Dimensão l Capacidade de absorção das raízes
São todos fatores que levam a alta produtividade e devem andar juntos para que haja eficiência nas fertilizações.
Por isso, o produtor deve investir nas mudas e sua qualidade, aqui, no Sítio Girassol estamos em busca cada vez mais em empregar as diversas tecnologias em nossos materiais.
Comentários