top of page
aerea3.jpeg

Recuperação de mata ciliar faz. Aldeia - IFBAINO, Valença.

Utilizando Técnicas agroecológicas, realizamos junto ao Prof. Orientador Dr. Eduardo Barcelos, um projeto de recuperação de áreas degradadas que visa melhorar a efetividade de projetos similares, e poderá ser acompanhado por visitantes, alunos e comunidade. Alertando sobre a necessidade de seguir a legislação ambiental e sobretudo compartilhando conhecimento científico sobre recuperação de solo, fauna e águas com o público.

img2.PNG

01

O Início

Uma área específica da Faz. Aldeia que não cumpria a legislação ambiental atual, utilizada por muitos anos para criação de animais bovinos. A área encontrava-se em estado de degradação, assoreamento e compactação de solo.

02

PRAD - Projeto de rec. áreas degradadas

É comum em diversas propriedades pelo país, já haver áreas degradadas, que podem ter sido ocasionadas por diversas situações.

 

A recuperação dessas áreas é possível e podem servir para regularização de terras e legislação ou podem funcionar como prática de melhoramento de solo, assim, transformando-a em área produtiva novamente. Evitando que seja necessário o avanço da agricultura sobre matas virgens ou em processo de recuperação.

Tronco de árvore cortado
aerea2.jpeg

03

O projeto

Apesar de estar em fase inicial, já podemos imaginar uma área promissora, que recuperará a vegetação ciliar do lago da Faz. Aldeia e levará  pássaros, animais e vegetação para uma importante zona da fazenda, aumentando o corredor ecológico e até mesmo melhorando a qualidade de água do lago.

04

Não apenas incremento técnico.

O projeto não contempla apenas questões técnicas sobre o que é um PRAD - Projeto de recuperação de área degradada, mas, dialoga com a população e estudantes sobre meio ambiente, tema de extrema relevância, econômica, científica e acima de tudo saúde.

​

“Saúde ambiental são todos aqueles aspectos da saúde humana, incluindo a qualidade de vida, que estão determinados por fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos no meio ambiente. Também se refere à teoria e prática de valorar, corrigir, controlar e evitar aqueles fatores do meio ambiente que, potencialmente, possam prejudicar a saúde de gerações atuais e futuras” (OMS, 1993).

​

Meio ambiente é um tema importantíssimo agora, que somos expostos as diversas fragilidades do sistema capitalista e altamente tecnológico que vivemos. 

 

É ideal que pensemos em preservar a nossa segurança alimentar, saúde de todo modo, inclusive mental e preservação dos estados climáticos para as próximas gerações.

Mãe ensinando a tarefa
multirao2.jpeg

Agradecimentos

Gostaria de agradecer aos recursos disponibilizados pela Instituição Federal - IFBAINO de Valença, Bahia.

A toda equipe técnica disponível do Instituto; 

Ao Prof. Dr. Eduardo Barcelos que colaborou e orienta o andamento do projeto;

​

Ricardo Pereira

bottom of page